Perguntas a Professores universitários fora (e dentro) da aula.
Pergunta:
Na faculdade de física ou matemática, é ruim ficar "perturbando" os professores, fazendo perguntas e abordando eles antes e depois das aulas? Dá pra conversar com eles, ou são muito ocupados e não gostam de serem incomodados ?
Resposta:
Minha experiência:
Bem, eu fiz graduação, mestrado e doutorado em Matemática em faculdade pública. Portanto tive um pouco de contato com professores desse meio (que talvez seja caso particular, mas é disso que estou falando aqui afinal).
[Horário de atendimento] Nesse tempo nunca reparei, em geral, algum professor ficar incomodado de conversar com aluno antes ou depois das aulas. Há professores que marcam horário de atendimento, em que se pode conversar com eles e tirar dúvidas, mas isso não impede de conversar fora da aula, antes e\ou depois.
Inclusive tive experiência de ter professores que ficavam depois da aula conversando sobre dúvidas de alunos.
A atitude de "não se importar com o aluno" por questão de estabilidade, talvez não se observe em grande quantidade na prática (pode ser frutos de viés de confirmação ideológico). Professor em geral me parece ter atitude de atenção com alunos. (Uma coisa é o que se pensa a priori a outra possivelmente o que se vê na prática).
Mas a maneira que cada professor vai reagir é diferente, depende das posições pessoais.
[Professores ocupados] Por outro lado professores universitários geralmente são bem ocupados, tanto dando outras aulas, tanto com questões administrativas quanto com a pesquisa(caso façam). Inclusive há vezes que o professor vai terminar uma aula e precisa ir para outra logo em seguida dar aula.
Minha recomendação é: converse, veja como é cada pessoa em relação a isso. Se realmente ele se imbui do caráter de professor e tiver tempo no momento ele estará disponível para conversar.
[Mostrar interesse] Inclusive há professores que gostam de quando os alunos se mostram interessados nos temas, veem isso de forma positiva. Cito um comentário sobre isso
"Ninguém gosta de lecionar para quem não está nem aí com o assunto."
Por outro lado há o aspecto profissional, de trabalhar em hora marcada e poder descansar fora desses horários.
Há professores\pessoas que por exemplo não gostam tanto que fiquem mandando muitas perguntas de questões em redes sociais. (Apesar que nunca vi professores universitários com que tive aula com essa atitude, há colegas que imagino por comentários que não gostem muito disso).
Por outro lado eu nunca fui um aluno de fazer muitas perguntas, mais observava a interação dos outros colegas com professores.
[Pontos para se pensar]
- Se o aluno se atrasa e perdeu explicação, o que fazer quando ele perguntar algo sobre isso?
- Mesma situação do anterior sendo que o aluno faltou no lugar de se atrasar.
Existem vários motivos que podem levar a falta ou atraso, por exemplo por motivo de saúde, acidentes etc. Ou mesmo por vontade própria sem grandes impedimentos eventuais.
Comentários
Postar um comentário