Projeto Germinação de feijão






Fonte do Projeto :
https://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0437-2.pdf



Atividade:
Germinação de feijão e  feijão transgênico.

Aprendizagem esperada:
Obter conhecimento prático sobre os fenômenos das ciências da natureza e as relações com a sociedade e o ambiente estabelecer relações entre Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente.


Proposta de acompanhar a germinação de feijão em diferentes condições.
a saber: três tipos de solo (Areia, argila ou terra preta), com água e sem água. Pesquisar textos sobre o plantio de feijão e  feijão transgênico. O experimento, visa  demonstrar a importância da água para a germinação e também  tem o objetivo de discutir o problema dos transgênicos e as questões controversas sobre a fome


Levantamento de Hipóteses: Testar se os alunos foram capazes de levantar algumas hipóteses de germinação do feijão em diferentes tipos de solo “... Em qual tipo de solo o feijão irá germinar” Areia, argila ou terra preta?

Teste de Hipóteses: Testar as diferentes hipóteses para a germinação do feijão.

Justificativa: Explicar o provável motivo que algumas sementes de feijão não germinarem.

Previsão As sementes de feijão germinam em todos os tipos de solo testados.

Explicação Sementes contaminadas por fungo não germinam.

Raciocínio Proporcional Ao analisarem o experimento, verificaram que a matéria orgânica, presente no solo não influenciou na germinação do feijão, pois em todos os tipos de solo as sementes de feijão germinaram, mas não germinaram no solo sem água. “A Matéria orgânica não influencia a germinação do feijão”. “A água influencia”


Prática Social Relacionar a simbologia do “T” de transgênicos, identificando a sua presença em outros alimentos e que são capazes de optar por outros alimentos que não são transgênicos.

Avaliação:
 compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais(AC funcional); a compreensão da natureza da ciência e dos fatores éticos e políticos que circundam a sua prática(AC cultural); e o entendimento das relações existentes entre ciência-tecnologia-sociedade e ambiente(AC Sustentável)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação, Alunos e Professores (atividade e conceitos)

O Mundo Pós-guerras (DH)