Instrumentos de Coleta de dados
Existem instrumentos de mapeamento das dificuldades de aprendizagem usados na análise diagnóstica, sobre eles que vamos falar aqui.
Para fazer a análise diagnóstica existem diversos recursos e práticas de ensino disponíveis que podem ser utilizadas como por exemplo:
. 1)Testes;
. 2)Auto-avaliação;
. 3)Observação;
. 4)Relatório;
. 5)Provas;
. 6)Questionários;
. 7)Acompanhamento;
. 8)Discussão em grupo ou trabalho em grupo;
. 9)Estudos de caso (análise de estudos de casos com o objetivo de identificar como o aluno responde à avaliação);
. 10) Fichas de avaliação de problemas (trabalhar com modelos de fichas de avaliação), etc.
. 1)Testes;
. 2)Auto-avaliação;
. 3)Observação;
. 4)Relatório;
. 5)Provas;
. 6)Questionários;
. 7)Acompanhamento;
. 8)Discussão em grupo ou trabalho em grupo;
. 9)Estudos de caso (análise de estudos de casos com o objetivo de identificar como o aluno responde à avaliação);
. 10) Fichas de avaliação de problemas (trabalhar com modelos de fichas de avaliação), etc.
. 11)Lista de exercícios em aula.
. 12)Lista de exercícios para casa.
A tais processos podem ser associados notas e informado o tema de cada avaliação, para que possam associar a nota com o tema, criando assim dados úteis para análise de que pontos e necessária uma modificação do currículo.
A utilização dos instrumentos deve ser adequada ao contexto em que o professor se encontra. Por exemplo, aulas com muitos alunos inviabilizam a avaliação por observação ou acompanhamento, enquanto que disciplinas práticas possibilitam esses instrumentos de avaliação.
Por meio da análise das avaliações pode ser possível detectar os pontos onde há dificuldade de aprendizagem e com isso motivar a modificação do currículo que possa resolver tais problemas.
Fonte: SOS Professor
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