Influência sobre as Expectativa dos Professores Sobre os Alunos




 Uma professora fez um questionamento a dois alunos, Carlos e João.

 1) Carlos errou. Ela então pensou: “Ele pode estar distraído ou não entendeu minha pergunta. Tenho certeza que ele domina esse conhecimento!”. 
2)João  também errou. Ela então pensou: “Eu já sabia desde o início! Minha suspeita foi confirmada. Ele realmente não daria conta de resolver tal situação-problema, envolvendo o raciocínio”.


"Diferentes autores analisam e destacam que as expectativas dos professores sobre os seus alunos têm uma grande influência sobre o seu rendimento na escola.” (BASSEDAS, HUGUET & SOLÉ, 1999, p.172-173).

Questão:
Analisando a afirmativa e o estudo de caso acima, o que você percebeu em relação às expectativas dela e às respostas das crianças em destaque? Ela foi objetiva e cuidadosa na sua observação?


Resposta:
Há vários problemas e possibilidades possíveis neste caso abstrato.


Problemas:
É necessário ter cuidado com um problema relativamente comum chamado de Viés de confirmação.

Viés de confirmação, é a tendência de se lembrar, interpretar ou pesquisar por informações de maneira a confirmar crenças ou hipóteses iniciais. É um tipo de viés cognitivo e um erro de raciocínio indutivo. As pessoas demonstram esse viés quando reúnem ou se lembram de informações de forma seletiva, ou quando as interpretam de forma tendenciosa. Tal efeito é mais forte em questões de forte carga emocional e em crenças profundamente arraigadas. As pessoas também tendem a interpretar evidências ambíguas de forma a sustentar suas posições já existentes.

Uma série de experimentos nos anos 60 sugeriu que as pessoas são tendenciosas de forma a confirmar suas crenças pré-existentes. Trabalhos posteriores reinterpretaram esses resultados como uma tendência a testarmos ideias de forma unilateral, focando em uma possibilidade e ignorando alternativas. Em certas situações, essa tendência pode enviesar as conclusões das pessoas.  


A professora possui crenças iniciais sobre os conhecimentos dos alunos.
1) Quando uma resposta contraria sua crença inicial ela tem tendência a negar. (Caso do Carlos)
2) Quando uma resposta confirma sua crença ela a reafirma. (Caso do João).

No caso 1) a tendência a negar acontece mesmo quando associada a um fato (resposta errada) do aluno.

O viés de confirmação pode ser problemático também na solução de questões de prova e exercícios, onde o viés poderia implicar uma correção enviesada. E mesmo influenciar o aluno em sala de aula, por fazer com que  o próprio aluno se considere menos ou mais capaz.


Outras possibilidades:
A professora em questão poderia conhecer bem seus alunos e saber que o erro de Carlos teria sido um deslize e o de João algo mais frequente. Porém isso não reduz o problema da influência negativa que pode ser colocada sobre João, ao possivelmente o fazer sentir incapaz ou ter uma correção menos generosa que poderia ocorrer por viés de confirmação da professora.


Ela foi cuidadosa? Acredito que não totalmente, pois a resposta pode seguir de um viés de confirmação. Uma resposta mais cuidadosa poderia levar o viés em consideração na análise da própria resposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Germinação de feijão

Educação, Alunos e Professores (atividade e conceitos)

O Mundo Pós-guerras (DH)