Dislexia (Conceitos)

Você é pedagogo (a) e recebe informação de um aluno com as seguintes características:

1)Atraso na alfabetização.
2)tem dificuldades com a escrita e com a leitura,
3)faz cálculos de adição e subtração com facilidade.
4) Tem uma boa percepção espacial
5) a coordenação motora também é normal.
 6) É um menino bastante retraído,
7)é relutante em participar de atividades em grupo,
 8)mesmo nas brincadeiras, e não toma iniciativa para estabelecer conversas ou relacionamentos com os colegas.

Temos sinais suficientes para determinar dislexia?  
sendo um estudante do Terceiro ano do ensino fundamental. Bem, antes veremos uma conceituação de dislexia e alguns sinais comuns.

[Dislexia]
A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002.

Alguns sinais na Pré-escola
  • 1) Dispersão;
  • 2) Fraco desenvolvimento da atenção;
  • 3) Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
  • 4) Dificuldade de aprender rimas e canções;
  • 5) Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
  • 6) Dificuldade com quebra-cabeças;
  • 7) Falta de interesse por livros impressos.

Alguns sinais na Idade Escolar
  • 1)Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;
  • 2)Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
  • 3)Desatenção e dispersão;
  • 4)Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
  • 5)Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);
  • 6)Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;
  • 7)Confusão para nomear entre esquerda e direita;
  • 8)Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;
  • 9) Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;

Vamos agora fazer uma análise do caso.

Sinais que o aluno teria em comum com dislexia:
1)Atraso na alfabetização.  e 2) tem dificuldades com a escrita e com a leitura,

Sinais que contrariam evidência de dislexia:
 A característica do aluno: 5) a coordenação motora também é normal. 
  • Contraria um sinal de dislexia na pré-escola que é 5) Fraco desenvolvimento da coordenação motora; 


As outras caraterísticas do aluno não se encaixam nos sinais de dislexia na escola ou pré-escola citados nas listas anteriores, não sendo portanto elementos definidores. Para um diagnóstico mais apurado seria necessário levar o aluno a um especialista e os problemas que ele apresenta como características podem ser frutos de problemas de aprendizagem normal ou motivados por problemas familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Germinação de feijão

Educação, Alunos e Professores (atividade e conceitos)

O Mundo Pós-guerras (DH)