Democracia




O Brasil experimentou, em sua história, momentos de extrema tensão política e espoliação social. Desde os movimentos nativistas no período colonial até 2015, com os “panelaços”. O papel do povo nesse processo foi e continua sendo de extrema importância para a constituição e manutenção de uma nação. Esses movimentos são expressões de que tipo de sociedade?

Movimentos Nativistas:

Tiveram como principal causa os descontentamentos que haviam entre os colonos brasileiros com relação as medidas que eram tomadas pela Coroa Portuguesa. Essas medidas ficaram mais endurecidas após a chamada Restauração, ou seja, após Portugal se separar da Espanha, depois de 60 anos sob domínio espanhol (União Ibérica).

Panelaços
Os panelaços são manifestações de parte da população. Geralmente ocorrendo quando algum político aparece na Televisão para  discursar em um horário pré-progamado (podendo ser ao vivo). O panelaço como o nome indica consiste em pegar um material metálico como uma panela e bater sobre ele algum outro material como uma colher produzindo um barulho enquanto o discurso passa na tv. Tal ato consiste em um protesto e amostra de indignação com o político que discursa.


Durante o tempo dos movimentos Nativistas o Brasil não era uma sociedade democrática, sendo ainda colônia de Portugal, e o movimento é considerado como gerado por colonos insatisfeitos.

Já panelaços são atos feitos por membros da sociedade atual (democrática), mesmo que tal tipo de protesto venha de uma classe social especifica e não seja generalizado.

O protesto, em geral, faz parte de expressão de sociedades democráticas, onde a voz da população conta e não apenas dos governantes.

A liberdade individual e a igualdade de condições são consideradas como alguns dos principais valores democráticos e os princípios que sustentam essa forma de governo. No pensamento político moderno, a democracia é vista em oposição às formas absolutistas e ditatoriais de governo. O estado democrático é concebido com o objetivo de garantir certos direitos fundamentais à cidadania, geralmente divididos em direitos civis, políticos e sociais. Entre os direitos civis estão a liberdade de expressão, de imprensa, de associação e de reunião e proteção contra a prisão arbitrária. Os direitos de votar e de ser eleito para um cargo no governo são exemplos de direitos políticos. Já os direitos sociais são aqueles relacionados à educação, saúde, alimentação, moradia, transporte, segurança, lazer, etc. Nos últimos séculos, a luta por democracia nas nações modernas tem se dado no âmbito da conquista, garantia, universalização e ampliação dos direitos civis, políticos e sociais.


Os movimentos nativistas e os panelaços tem em comum o fato de serem movimentos de parte da população que está descontente com posições de governantes ou governo.


Fonte: https://www.infoescola.com/politica/democracia/
Fonte: https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/movimentos-nativistas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Germinação de feijão

Educação, Alunos e Professores (atividade e conceitos)

O Mundo Pós-guerras (DH)