Avaliação Diagnóstica- Pedagogia

Avaliação Diagnóstica

O que é?

É uma ação avaliativa realizada no início de um processo de aprendizagem que tem a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as situações identificadas.

Quais são seus objetivos?

Fundamentalmente identificar as características de aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado a tais características. Ou seja, a avaliação diagnóstica coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma sequencia da aprendizagem, o que permite a partir daí determinar o modo de ensino mais adequado. Com esse tipo de avaliação previne-se a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptidões, os interesses e as capacidades e competências enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas.

Quais as suas características?

Uma das mais importantes características da avaliação diagnóstica é o seu aspecto preventivo, já que ao conhecer as dificuldades dos alunos no início do processo educativo, é possível prever suas reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento. Uma outra característica refere-se a possibilidade que a avaliação diagnóstica tem de determinar as causas das dificuldades de aprendizagens persistentes em alguns alunos.

Para que servem os seus resultados?

As informações obtidas podem auxiliar as redes de ensino bem como as unidades escolares, a planejar intervenções iniciais, propondo procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de conhecimento. Ou seja, seus resultados servem para explorar, identificar, adaptar e predizer acerca das competências e aprendizagens dos alunos.


6)Como estão em relação ao material escolar? possuem canetas, lápis e os livros?
Justificativa: Para acompanhar e copiar o que é passado em aula é necessário  material escolar. E caso sigam algum livro didático é necessário que o possuam, para fazer leitura em casa, exercícios ou mesmo leitura em sala de aula. Caso algum aluno não possua material é necessário tentar contornar tais dificuldades. Algumas maneiras: Doação de material, leitura em dupla, empréstimo de material por algum colega de classe, entre outros modos.

7)Como está a assiduidade dos alunos? Há algum deles que possui muitas faltas ou dificuldade para ir a escola?
Justificativa: Alguma aluna ou aluno pode estar tendo problemas para ir a escola, talvez relacionada a problemas em casa. Algo que pode ser necessário avaliar junto a família e responsáveis. Podem ter problema em morar muito longe da escola também.


8)Como está a motivação da turma? Estão com atenção e motivados a aprender?
Justificativa: Alguns alunos podem estar desmotivados pela forma com que os assuntos estão sendo passados em sala de aula, então pode ser necessário adaptar os temas e mostrar motivações que tenham maior ligação ao dia-a-dia dos alunos, ou procurar outros modos que possam ganhar a atenção dos alunos.

Adicionamos tais questões as propostas por Russell e Airasian (2014)

 1)Eles irão se dar bem e cooperar uns com os outros? 
 2) Eles estão academicamente prontos para o meu currículo? 
3) Que pontos fortes e fracos intelectuais, emocionais e físicos eles têm? 
4)Alguns alunos têm deficiências que requerem adaptações na sala de aula? 
5) Há alunos particularmente indisciplinados na turma?




Leitura sugerida:
SOS Professor


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Germinação de feijão

Educação, Alunos e Professores (atividade e conceitos)

O Mundo Pós-guerras (DH)